hotéis & pousadas
Casas em Auvers (1890)
Van Gogh
72x60cm
Museum of Fine Arts
Boston, E.UA.
segunda-feira, 24 de abril de 2023
Em Sobradinho, Hotel do Comércio
Estivemos em Sobradinho, cidade do Centro-Serra gaúcho, para conhecer esta região do estado e para outra atividade profissional, e nos hospedamos no Hotel do Comércio, melhor opção em acomodações na localidade. O Hotel do Comércio, por estar localizado no centro de Sobradinho especificamente em frente à praça central, permite ao hóspede acesso fácil a estabelecimentos de alimentação, supermercado, lojas de roupas e presentes.
Fomos muito bem recebidos pela gerência do hotel, acolhedora e hospitaleira. O serviço de quarto e banheiro é simples, mas o hotel oferece café da manhã e sala de conveniência. Quando precisamos de travesseiro, toalhas e copos fomos rapidamente atendidos, o que não acontece, inclusive, em estabelecimentos de alta categoria turística. Jornais local e estaduais também estão disponíveis ao hóspede que deseja se atualizar nas notícias. Com estacionamento próprio, sem custo adicional, o Hotel do Comércio é a melhor opção para quem quer conhecer a Cidade do Feijão.
Fotos byGuiReOli
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15. 241
VERA MARTA REOLON
MTb 16.069
sexta-feira, 13 de agosto de 2021
Sky Samuara Hotel: um oásis em Caxias do Sul
Hotel que já foi palco de muitos acontecimentos – formaturas, casamentos, eventos corporativos, aniversários, eventos beneficentes –, com 61 anos de história, o Samuara foi recentemente adquirido pelo grupo Sky, uma rede de hotelaria e gastronomia com sede em Gramado.
A expertise do grupo, aliada à competência e experiência com eventos do casal Chirlei Battassini e Ivo Menegolla (à frente da gerência do hotel), o Samuara está renascido. Oitenta e um quartos, quase sempre ocupados, e eventos fixos (como a Feijoada aos sábados, e o Café Colonial aos domingos) estão movimentando o empreendimento ( e a cidade de Caxias) que sofreu reformas e adequações desde a aquisição pelo grupo em setembro de 2019.
Atento às demandas contemporâneas, o Sky Samuara é pet friendly, acolhe os animais dos hóspedes e é habitat de cinco ovelhas, um cão e três gatos (além de dois filhotes destes). Para hóspedes mais sossegados, conta com uma biblioteca, com cerca de 150 títulos.
Um oásis paradisíaco, afastado e ao mesmo tempo a poucos minutos da área central de Caxias do Sul, o hotel é propício para o relaxamento, para um retiro ou para movimento (tudo ao gosto do hóspede). Aos sábados, os hóspedes também usufruem do cineminha, em sala específica. Outra sala serve de brinquedoteca.
Um grande salão, com diferentes ambientes, cujo centro contempla uma icônica lareira, é um ponto de encontro. A lareira é cercada pelo espaço da TV e da cadeira massageadora, por um salão de jogos, pela biblioteca e um espaço próprio para apreciar um vinho, conversar, curtir com uma música ao fundo.
A área externa, com uma extensa área verde vizinha da represa Maestra, ainda conta com um galpão gaudério e quadras de tênis. O fogo de chão, cercado de cadeiras de descanso, aceso 24 horas, ponto de socialização, é o xodó do gerente de eventos, e sobreviveu aos dias mais gélidos, de neve e geada sem apagar-se. Piscina térmica, sauna e academia completam as opções de lazer.
O serviço do Sky Samuara é excelente. Os quartos são confortáveis. Cabe destaque para as camas, espaçosas, e o chuveiro, com jato concentrado e forte. Sugerimos hospedagem nos quartos com vista para a represa, provavelmente também os mais silenciosos. As araucárias dão o toque de vida necessário à paz.
A excelência no serviço é exemplificada no café da manhã e no jantar. Neste último, o hotel oferece, além da opção a la carte, o buffet com excelentes pratos. No dia em que lá estávamos, sopa de agnoline, duas opções de massas, frango à milanesa, batata frita, escalopes de filé ao molho madeira, além de quiche, berinjela à milanesa e, como não podia de ser, um mix de saladas. Que delícia o tomate com manjericão e parmesão!
Os gerentes, inquietos, com muitas ideias planejam novos eventos: sunset’s/matinés, pequenos shows, o dia do hambúrguer, um reveillon de arrasar! E novos espaços de convivência: as estátuas do silêncio, uma capela para orações. E muito mais, que em breve pretendemos falar aqui...
Sessões de yoga e tai chi nos gramados, aulas de hidroginástica, desfiles nos jardins são algumas sugestões nossas para o empreendimento, cujo potencial é enorme, não só para movimentar Caxias do Sul (seus habitantes e turistas), inclusive para se transformar em um spa/resort.
Fotos byGuiReOli
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15. 241
VERA MARTA REOLON
MTb 16.069
segunda-feira, 9 de março de 2020
GRANDE HOTEL nos detalhes
A Rede de Hotéis Dall'Onder é constituída, atualmente, por quatro unidades (uma quinta está em construção). Já falamos sobre a de Garibaldi (leia abaixo). Pois agora pudemos avaliar a principal, o Grande Hotel Dall'Onder. E pudemos comprovar que o nome condiz com o próprio: grande não só em dimensões (incluindo o número de quartos), mas em detalhes.
Já surpreende no lounge, amplo para acomodar o fluxo intenso de hóspedes - Bento é uma das cidades que mais cresceu no turismo no Rio Grande do Sul , inclusive por ação do proprietário da Rede. No andar térreo, bem próximos ao lounge, há a agência de viagens do grupo - o superintendente é um entusiasta e criador de roteiros turísticos - e um a galeria de lojas. Uma série de esculturas, algumas em basalto (pedra que caracteriza a região), estão expostas - dando um gostinho do parque que será inaugurado neste semestre no Caminho das Pedras (região turística idealizada também pelo proprietário da Rede). Neste mesmo andar, restaurante com gastronomia internacional e o espaço onde é servido o café da manhã. Aliás, este é primoroso e oferece uma ampla e diversa variedade de pães, frutas, doces e salgados, além dos iogurtes da Casa da Ovelha, também do Grupo Dall'Onder. Sentimos falta de outros produtos da Casa: rapaduras e sorvetes, por exemplo. Mesmo próximo ao horário de encerramento, pão de queijo quentinho estava sendo servido. Alguns diferenciais, como creme de café e mascarpone estavam lá.
No sub-solo, há a Cantina Cabernet, por nós avaliada (veja acima e, no site, na editoria de gastronomia). O hotel ainda oferece piscina térmica, sauna, serviço de massagem, duchas especiais. Em um dia não há como aproveitar e fotografar tudo. Por fim, cabe o destaque para os quartos, amplos, confortáveis e arejados. Ficamos em uma suite de fim de corredor, uma excelente opção, com ampla sacada (boa para essa época, de calor e vento fresco) e banheira (ótima para relaxar), além dos equipamentos e mobília mais vistos em bons hotéis.
Para conferir e usufruir de toda a estrutura, recomenda-se ficar mais tempo. Ah! e o atendimento, vale lembrar, foi impecável!!!!.
P.S.: Tendo em vista que o proprietário é um (considerado, inclusive!) visionário na área do turismo e também proprietário da Casa da Ovelha, poderia juntar seus dotes em seus empreendimentos e oferecer o que grandes redes hoteleiras fazem, cestos de "mimos" para os hóspedes; no caso, ao menos, um cesto com produtos da Casa da Ovelha (que já não são poucos) para minimamente degustação, mas claro que, dentro do valor das diárias em hotéis, não custa ter um serviço cinco estrelas (mesmo que esta nomenclatura já não vigore!).
Fotos byGuiReOli
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15. 241
VERA MARTA REOLON
MTb 16.069
segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
IBIS AEROPORTO: Detalhes que fazem a diferença
Estar quase ao lado do Aeroporto, com transporte que o leva até este, já pode ser considerado um dos diferenciais do Hotel IBIS Aeroporto, em Porto Alegre. Mas não fica por aí. Mesmo comparativamente a outros IBIS de Porto Alegre, o hotel se destaca pelo atendimento prestativo - cabe lembrar que, por figurar perto do Aeroporto Salgado Filho, a rotatividade por lá é grande, a maioria dos hóspedes, observamos, fica apenas uma noite. Ainda assim a recepção faz questão de chamá-los pelo nome. E, quando necessário, esta foi rápida no atendimento: nossa chave e o sensor que permite acesso ao apartamento tiveram pequeno problema que foi imediatamente resolvido. Diferentemente de outros hotéis, inclusive da rede, o IBIS foi perfeito na prestação do serviço de despertar, nos dois dias em que estivemos hospedados.
Mesmo sendo hotel com bastante rotatividade, a gerência é eficaz, já que disponibiliza academia (que vimos ser usada em diferentes horários, inclusive próximo à madrugada), espaço kids e um excelente serviço de restaurante.
O café da manhã também se diferencia, até mesmo em relação a outros IBIS: deixa pronto, por exemplo, sanduíches e apresenta maior diversidade de produtos.
Muito saboroso, assim como o jantar. Estivemos por lá numa terça-feira, dia que é destaque, algumas vezes até com música ao vivo. No dia em que nos hospedamos, havia degustação de espumantes (por curto espaço de tempo - até as 19 horas - e o restaurante fica até as 22 horas), e festival de massas. A chef perguntou que tipo de massas queríamos (nhoque, penne ou spaguetti), qual o molho base (branco ou vermelho) e os acompanhamentos desejados. Preparou ali mesmo o molho, entregando a massa quentinha e deliciosa. Estavam disponíveis, além das massas, duas ilhas: uma de carnes e acompanhamentos, outra de saladas e sobremesas.
Quanto aos quartos, nada muito excepcional, os hotéis estão todos muito parecidos neste quesito. Ainda assim, cabe destacar que, nos banheiros há shampoo/condicionador e sabonetes à disposição (não repostos no segundo dia - mas ainda assim um luxo perto de outra hotelaria).
Devido à localização, o IBIS Aeroporto disponibiliza ainda um amplo lounge, que permite grande circulação, com tela informativa com chegadas e partidas do Salgado Filho, importante para aqueles que ali se hospedam, além de bar, que permanece 24 horas aberto, e pequenos refúgios, jardins de inverno, bons para relaxar e sair do burburinho urbano. São pequenos detalhes que fazem a diferença!!!!
Fotos byGuiReOli
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15. 241
VERA MARTA REOLON
MTb 16.069
segunda-feira, 28 de outubro de 2019
FARINA PARK: Um Hotel no Centro da Uva e do Vinho
Estar entre as principais cidades da região de colonização italiana da Serra Gaúcha é o grande trunfo do Farina Park Hotel. Estrategicamente localizado, está na estrada RS 453, que une Caxias do Sul e Farroupilha a Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. No fim-de-semana em que lá nos hospedamos era evidente a variedade de turistas, de muitas localidades, que queriam conhecer a singularidade da região que é conhecida pelos vinhos e espumantes.
São 111 quartos, mas algo de caseiro, logo acolhedor, parece estar presente. Dada a quantidade de hospedagens disponíveis em quatro tipos de quartos, o hotel apresenta uma estrutura enxuta - piscina externa sem aquecimento e espaço fitness. O destaque é o restaurante Arte in Távola.
São pequenos detalhes que fazem a diferença. Quando chegamos aos aposentos, nos deparamos com dois cartões de boas vindas, junto com dois pacotinhos de biscoitos amanteigados - um pequeno mimo -, assim como o kit de shampoo, condicionador, sabonete, o que pode parecer pouco, mas já não tão comum nos hotéis.
O atendimento foi atencioso e prestativo. No entanto, solicitamos o serviço de despertar, que foi atendido, porém trinta minutos depois do requerido. No café da manhã, muito bom e variado, observamos que muitos hóspedes (ainda mais em um domingo) deixaram para usufrui-lo próximo às dez horas (horário limite) e, mesmo assim, os funcionários começaram a recolher os alimentos, sem aviso - um cuidado que poderia ser tomado. Embora a cidade de São Paulo não seja considerada necessariamente turística, e sim de negócios, está mais atenta a estes detalhes - respeitando todos que ali estão, com o aviso "começaremos a recolher em seguida, se desejarem se servir de mais algo" (sic) - e ampliado até o meio-dia, o serviço, ainda que com menor variedade de ofertas.
Assim, acomodações, mimos e localização são os grandes diferenciais do hotel.
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241
VERA MARTA REOLON
MTb 16.069
Fotos by@GuiReOli
Instalado onde funcionava a emblemática Estação de Esqui, em Garibaldi, o Hotel Dall'Onder Ski enaltece não só a referida estação, como a arte e a tradição na produção de espumantes. Ladrilhos hidráulicos produzidos de maneira artesanal também estão presentes, na área social e nos banheiros dos apartamentos. Em termos decorativos, cabe o destaque para as luminárias, para o jardim vertical que cobre uma das paredes do Armando Bistrô (o restaurante do hotel) e, principalmente, para o chafariz projetado para uma icônico happy hour com vista para a cidade.
Nos diversos ambientes do hotel, como a piscina e a academia, há fotos da estação de esqui que funcionou ali de 1970 a 2001 e contava ainda com tobogã, bonecos de neve e teleférico. E a tal vista já era um privilégio. Privilégio que agora reverbera no atendimento do Dall'Onder, que é muito acolhedor e hospitaleiro. Receptividade que acontece também nos detalhes, como o conforto dos quartos, a atenção dos funcionários e a disponibilização de produtos da Casa da Ovelha (como shampoos e sabonetes nos banheiros, iogurtes no café da manhã). Aliás, a Casa da Ovelha, por ser de membro da família Dall'Onder, poderia até estar mais presente.
Durante a tarde funciona o Bar Charmat. Depois de um dia de passeios, pudemos conferir uma porção de fritas e uma canja, muito bem elaborada inovando o hotel no preparo, com vegetais, além dos tradicionais frango e arroz. Nos horários convenientes, por sua vez, há o atendimento do Armando Bistrô. À noite, optamos por salada da horta, parmeggiana acompanhado de batatas rústicas e, a partir de sugestão, o Ferrero cream cheese, como sobremesa, com creme de nutela e avelã. Tudo excelente!!!.
Uma ótima escolha para hospedagem na capital do espumante.
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241
VERA MARTA REOLON
MTb 16.069
Fotos by@GuiReOli
Sexta-feira, 27 de setembro de 2019
IBIS PARA TODOS OS GOSTOS
A Rede de Hotéis IBIS, um dos braços do Grupo ACCOR, se destaca pelas instalações em locais estratégicos, nas diferentes cidades. Em Porto Alegre não é diferente. Estivemos em dois IBIS da cidade: o IBIS Budget e o IBIS Moinhos de Vento. A rede classifica seus hotéis em três categorias: IBIS, IBIS Budget e IBIS Styles. Assim, pudemos conferir os dois primeiros.
O IBIS Budget Porto Alegre está situado próximo a Rodoviária, a Estação do Tremsurb (ou seja, fácil acesso ao Aeroporto), ao Centro Histórico e muitos pontos turísticos da capital. Caminhando poucas quadras, o turista chega ao Mercado Público ( e seu tradicional e delicioso café), ao Theatro São Pedro e aos principais museus (MARGS, FAROL Santander e Memorial do Rio Grande do Sul). A categoria BUDGET se caracteriza por quartos mais compactos, com chuveiro e pia integrados à área das camas, sem frigobar. As tarifas , contudo, são mais acessíveis (podiam ser mais!). Destinam-se a hóspedes menos exigentes que, de repente, necessitam do hotel apenas para um descanso para hospedagens de poucos dias, um turismo de negócios. Embora o hotel não ofereça restaurante, há um serviço de conveniência que oferece alimentação e produtos de higiene (já que não há shampoo e sabonetes nos quartos), além de funcionar como bar. BUDGET, na língua inglesa, se refere tanto a orçamento, quanto a mochila, o que transmite a ideia do hotel.
O IBIS Moinhos de Vento, por sua vez, é hotel de mais alto nível, para hóspedes que desejam mais conforto (ainda que o Budget também o propicie), e está instalado no bairro homônimo. Na verdade, localizado estrategicamente no icônico bairro da capital. No quesito segurança, é adequado para aqueles que queiram caminhar sem incômodo, a qualquer hora do dia, pelas redondezas, já que há seguranças terceirizados (especialmente a frente do hotel). A pé, o hóspede chega, em poucos minutos, ao Shopping Moinhos e a emblemática Rua Padre Chagas e a 24 de Outubro, avenida com diversidade de restaurantes e lojas, para todos os gostos e bolsos. Os quartos da categoria IBIS são ainda mais confortáveis. Nesta, há serviço de restaurante. A janta, porém, tendo em vista o valor da tarifa, poderia estar inclusa na cobrança, propiciando que o hóspede tenha experiência mais completa no próprio hotel, cujo atendimento é de excelência. Observamos que hóspedes solicitaram entrega dellivery, por exemplo. A redondeza oferece ótimos restaurantes, porém o hotel poderia oferecer, por exemplo meia pensão.
Cabe lembrar que os IBIS oferecem cafés da manhã muito bons, com variedades de pães, frutas, doces e salgados, diferentes tipos de cafés e pratos quentes (como ovos mexidos e salsichas). O horário é estendido: ainda que seja das 06 às 10 horas, pode ser antecipado ou protelado, conforme a necessidade, das 4 às 12 horas, porém com menos oferecimento de produtos.
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241
VERA MARTA REOLON
MTb 16.069
Fotos by@GuiReOli
Domingo, 25 de agosto de 2019
Bangalôs da Serra é referência em sustentabilidade
Bangalô. Da palavra, conhecemos mais seu significado como "habitação indiana, térrea, rodeada de varandas". Mas há outro: "pequena casa de campo ou praia". É nesse sentido que o Hotel Bangalôs da Serra (de Gramado) se insere, já que são 48 bangalôs, nomeados conforme suas características específicas e a partir de nomes de vegetais.
O foco do Bangalõs da Serra é a sustentabilidade. E realmente surpreende todos que lá se hospedam com a quantidade de serviços e atenções neste sentido. A "pegada" ecológica em muitas práticas do hotel: produção de energia eólica e solar; armazenamento de água de chuva ( para lavar calçadas, tapetes e regar plantas); sabonete, xampu e condicionador, três em um e biodegradáveis. Outras ações são ainda mais surpreendentes: cobertores são feitos de garrafas pet (e muito leves e quentinhos) e tapetes de resíduos da indústria automobilística. Todo o lixo orgânico é compostado, usado como adubo na horta, roça e pomar do hotel.
Já havíamos estado no hotel, mas há muito, quando tinha outro nome, outra administração e muito menos acomodações - à época, chamadas de cabanas. Muitas foram construídas desde lá, melhoradas, adaptadas para a sustentabilidade. O clima ecológico, a harmonia do hóspede com a natureza, que já era presente, só aumentou: nada melhor que estar em contacto com árvores nativas, lago com animais silvestres e um vale esplendoroso, cuja paisagem, de tão sublime, é artística.
Outra melhoria importante realizada pelos novos proprietários foi o serviço de restaurante, que não existia quando Pousada do Vale. Vale lembrar que o hotel não fica na área central da cidade e que, por isso, é uma boa escolha para quem deseja se isolar do burburinho de Gramado. Para tanto,. é preciso serviço de alimentação no hotel. Provamos de uma refeição singular, ótima pedida, saborosa e muito quentinha (o que é essencial para uma refeição!). Preços poderiam ser mais convidativos, até porque a oferta na área central da cidade é imensa e, às vezes, o que o turista quer, quando se hospeda em um hotel como o Bangalôs, é descansar e não ter de correr em busca da pesquisa de valores para se alimentar.
Ainda no quesito alimentação, o destaque maior é para o café da manhã, incluso na tarifa do hotel e totalmente produzido ali: são pães, bolos, doces e salgados, sucos, frutas, iogurtes, grãos diversos. Tudo de excelente qualidade,com sabor inigualável, tudo novinho e com aparência que dá "água na boca". Um dos grandes diferenciais do hotel, junto com sustentabilidade.
Um lugar com cara de casa, aconchegante e tranquilo, que é tudo que um turista, às vezes, quer!
E para completar é "pet frendly"!!!.
GUILHERME REOLON DE OLIVEIRA
MTb 15.241
VERA MARTA REOLON
MTb 16.069
Fotos by@GuiReOli