sobre o portal apolíneo
Esclarecimento
Por vezes, a crítica das diferentes edições dos grandes festivais poderá ser encontrada na editoria "Eventos": Porto Alegre em Cena, Porto Verão Alegre, Palco Giratório SESC, Caxias em Cena, Caxias em Movimento, Festival de Cinema de Gramado, Mississipi Delta Blues Festival, dentre outros.
“A função PRIMORDIAL de TODO jornalista é DAR VOZ A TODOS QUE NÃO TÊM VOZ (porque não podem – ou não os deixam ser ouvidos!)!!!!”
nossas premissas conceituais os editores
"Numa obra de arte, o crítico busca o teor de verdade (wahrheitsgehalt), o comentador o teor de coisa (sachgehalt). O que determina a relação entre os dois é esta lei fundamental de toda escrita: à medida que o teor de verdade de uma obra adquire mais significação, sua ligação com o teor de coisa se torna menos aparente e mais interior.
[...] então, somente ele [o historiador, o filósofo] pode colocar a questão crítica fundamental: a aparência do teor de verdade se prende ao teor de coisa, ou a vida do teor de coisa se prende ao teor de verdade?
Pois, ao se dissociarem na obra, eles decidem sobre sua imortalidade. Neste sentido a história das obras prepara sua crítica e aumenta assim a distância histórica de seu poder.
Se compararmos a obra à fogueira, o comentador está diante dela como o químico, o crítico como o alquimista. Enquanto para aquele madeira e cinzas são os únicos objetos de sua análise, para este apenas a chama é um enigma, o enigma do vivo.
Assim o crítico se interroga sobre a verdade cuja chama viva continua a arder por cima das pesadas lenhas do passado e da cinza ligeira do vivido"
Walter Benjamim
"A efervescência dionisíaca está aí, mas toda essa heterogeneidade heróica nada valerá esteticamente enquanto não tiover sido encontrada a forma artística e clássica de uma cosmogonia apolínea"
Salvador Dalí
"Dionísio fala a linguagem de Apolo, mas Apolo, ao fim, fala a linguagem de Dionísio: com o que fica alcançada a meta suprema da tragédia e da arte em geral"
F. Nietzsche
Arte como experiência estética
Jonh Dewey
Véra Marta Reolon
jornalista - Mtb 16.069
psicanalista, psicóloga - CRP 07/7654
bacharel em ciências contábeis
graduada em psicologia - formação do psicólogo
mestre em letras e cultura regional
doutora em filosofia
doutora em educação
pós-doutora em estética e filosofia da arte
autora de "mulheres para um homem... para O Homem, A Mulher" (EDIPUCRS, 2008)
Guilherme Reolon de Oliveira
jornalista - Mtb 15.241
sociólogo - Mtb 1.127
bacharel em filosofia
bacharel em ciências sociais
bacharel em comunicação social - jornalismo
mestre em psicologia social e institucional
mestre em história, teoria e crítica de arte
doutorando em filosofia
autor de "Arte pós-nonsense, ou da dança como gênese do Ser da Arte" (EDUCS, 2019)
autor de "Estética do Frio, uma ontologia visual"
(Fênix,2021)
Todos os direitos reservados aos autores, conforme expliciitado nos blogs Folha das Artes e Mondo della Arte.
Proibido qualquer uso ou reprodução sem autorização expressa dos autores.